5 principais erros (cometidos por nóis) da língua portuguesa


Especialmente para a tarde deste domingo resolvi preparar uma lista com as palavras que alguns erram na hora de escrever e que fazem parte nossa querida e espertacular língua portuguesa. Você vai ficar surpreso ou não, fechou ? Bate- Aqui! rs


1 - A primeira palavra é ... (mais suspense rs!)  "Sessão" ei espere, mas como se escreve ? ao todo essa palavra possui três formas diferentes de escrita por nós, isso mesmo 2 formas erradas, estas são!!!! " Cessão e Seção " mas elas estão erradas ? Não! Cada uma tem seu significado e por conta própria de cada um de nós vai tomando o lugar da " Sessão " kkkkk. 

Veja o significado de cada uma, abaixo:

• Sessão

Escrita desse modo significa espaço de tempo de uma reunião deliberativa, de um espetáculo de cinema, teatro, etc. Para se lembrar desse significado é só pensar que ela advém do latim “sessio” e que significa “sentar-se”. Logo, todas as sessões que exijam da pessoa que ela se sente é escrita com três "esses".

Exemplos: A sessão demorou muito a começar, mas o filme valeu a pena.A sessão terá como objetivo aprovar ou não a nova lei do estudante.


• Cessão
Escrita desse modo tem um único significado: ceder, ou seja, transferir algo, dar posse de algo a outrem. Para se lembrar do modo como se escrever lembre-se que “ceder” começa com “c”.
Exemplos: A cessão de suas terras foi aceita.Autorizei a cessão dos materiais deste departamento à instituição carente que os solicitou.


• Seção 


Desse modo quer dizer o mesmo que secção, ou seja, do ato ou efeito de repartir. Significa ainda: divisão de repartições públicas.
• Retificar – Tem variados sentidos, conforme o contexto. O mais comum, que faz esse vocábulo opor-se a “ratificar”, é corrigir, emendar, como em “Vou retificar o endereço”, “O contrato foi retificado para serem expurgadas as incorreções” e “É preciso ser retificada a segunda linha do documento”.


Exemplos:  Cada seção deste projeto vai ter que ser analisada.



2 - Cela ou Sela ? esta é carimbada! as duas existem, sim! veja o significado delas:


SELA: espécie de assento acolchoado que se coloca no dorso da cavalgadura, para comodidade do cavaleiro.
CELA: pequeno quarto de dormir; aposento de frades ou freiras nos conventos; aposento de condenado em cadeias penitenciárias.






3 - Ratificar ou retificar ? Essa nem eu sei, então vamos logo ao dicionário:

• Ratificar – Significa confirmar, comprovar, corroborar, reafirmar, validar, como em: “O tratado foi ratificado pelos dois presidentes”, “Ratifico tudo o que afirmei antes” e “Os fatos ratificaram o que já prevíamos”. 

Resuminho, essas duas palavras são parônimas ou seja possuem sentidos diferentes, mas são escritas de forma parecida.

Eis alguns exemplos de palavras parônimas:

arrear. pôr arreios a - arriar. abaixar
comprimento. extensão - cumprimento. saudação
deferimento. concessão - diferimento. adiamento



4- Outra que na minha visão não poderia faltar nesta lista, é " Assento " e " Acento " aparentemente muitos devem saber o significado das duas, mas boa parte não sabe, então vejamos os significados das duas palavras:

Se for ACENTO, refere-se a a acentuação gráfica das vogais. Se for ASCENTO é um erro de português. se for ASSENTO refere-se a sentar, local para se sentar, se for conjugado como verbo, por exemplo assentar, pode se referir a acomodar algo em algum lugar, deporitar (um vaso, por exemplo).




5-  Acho que a palavra que é pouco percebida, mais é escrita de forma incorreta por muitos, é " Entretenimento " pode ser ou não ser, mas vamos ver o significado (não precisa, mas... respeitando o "protocolo" kkkk) 


Significado:

Entretenimento é qualquer ação, evento ou atividade com a finalidade de entreter e suscitar o interesse de uma audiência. É a presença de uma audiência que torna qualquer atividade privada de recreação ou lazer em entretenimento. A audiência pode ter um papel passivo, como quando se assiste a uma peça teatralóperaprograma de televisão oufilme; ou um papel ativo, como no caso dos jogos.


Fonte: Wikipédia


Desculpe se tiver algum erro neste post, afinal:





Mas o importante é não errar duas vezes, o resto... é resto! Boa Tarde.


Kauan Alves Talarico


Postagens mais visitadas deste blog

Juninho da Padaria foi à delegacia contra Kauan Alves, de 20 anos

A Lei de Responsabilidade Fiscal

A coragem da autenticidade numa campanha eleitoral