Entenda a função de cada político!


Presidente:  é a autoridade maior no poder executivo do país, é o chefe de estado. Dentre as suas funções estão a de dirigir a administração federal, escolher os ministros de Estado, promulgar ou vetar as leis e exercer o comando supremo das Forças Armadas. É eleito de quatro em quatro anos, podendo se reeleger uma vez seguida.


[Dilma Rousseff: Atual Presidenta do Brasil 2010 - 2014]

Senadores: um senador tem a função de fiscalizar o presidente, seu vice e seus ministros e de ajudar nas decisões sobre o Orçamento Nacional e sua utilização, aprovando ou vetando a escolha de certos cargos decididos pelo presidente. Os Senadores também são responsáveis por tomar decisões importantes sobre acordos internacionais e por revisar as decisões tomadas pela Câmara dos Deputados. Senado Federal funciona como um órgão revisor das decisões da Câmara dos Deputados. Exercem sua função no Senado Federal. Cada Estado possui três senadores.

Deputados Federais: Por serem representantes do povo, o número de deputados eleitos em cada estado varia de acordo com o contigente populacional. Como representantes do povo, os deputados federais carregam a responsabilidade de criar e modificar leis e projetos de lei, de convocar plebliscito (convação dos cidadãos para aprovar alguma questão importante para o país) e de autorizar o presidente em atos militares. Também devem ficalizar o presidente e ministros, ajudando na elaboração do Orçamento. Os deputados federais reúnem-se na Câmara dos Deputados e são eleitos de quatro em quatro anos, sem limite para reeleição.


[Geraldo Alckmin: Atual Governador do Estado de SP 2010 - 2014]

Governadores: é a autoridade de poder maior do Executivo no Estado, comanda a segurança e nomeia secretários. Tem a função de administrar os investimentos regionais de acordo com as leis, garantindo que os municípios cresçam por igual. É ele que é responsável por defender os interesses do Estado junto à presidencia e tentar trazer investimentos federeais para o Estado. O seu mandato é de quatro anos, podendo ser reeleito em seguida por mais quatro.

Deputados Estaduais: Devem representar o povo na esfera estadual. Sua função principal é a de legislar, propor, emendar, alterar, revogar e derrogar leis estaduais. Além de fiscalizar as contas do governo estadual, criar Comissões Parlamentares de Inquérito. Seu mandato é de quatro anos e não tem limite para reeleições consecutivas. Os deputados estaduais se reúnem na Assembleia Legislativa.

Prefeitos: É o chefe do Executivo na esfera municipal. É responsável por fazer os serviços públicos funcionarem corretamente, garantir a realização das obras necessárias para a população (de acordo com as leis) e de administrar o dinheiro do município. Também é responsável por representar o munícipio em instâncias externas. Seu mandato é de quatro anos, podendo ser reeleito uma vez seguida.

Vereadores:  São responsáveis por fiscalizar o trabalho do prefeito, criar, alterar ou vetar leis para o benefício da cidade e atender as reivindicações das comunidades, representando a população e levando suas necessidades ao prefeito. Se reúnem na Câmara dos Vereadores e tem o mandato de quatro anos, sem limite para reeleições consecutivas.

[PARA ENTENDER: Este post faz parte de uma série de outros posts que vamos fazer aqui no blog, afim de propagar a política nas pessoas]

Texto retirado do blog "Se Liga, Eleitor" créditos totais a ele:

http://seligaeleitor.blogspot.com.br/2012/06/quais-sao-as-funcoes-de-cada-politico.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kauan Alves é o primeiro rioclarense a receber o selo RenovaBR

A Lei de Responsabilidade Fiscal

[TUTORIAL] Como favoritar um vídeo no Youtube