Parlamento Jovem 2015 encerra os trabalhos com mais de 108 proposituras apresentadas



O Parlamento Jovem 2015 se encerrou oficialmente na noite de ontem, quarta-feira, a edição 2015 do programa contou com a participação efetiva de 16 jovens, que debateram e propuseram diversas ideias para a cidade de Rio Claro. O balanço final do trabalho da juventude, em números, foi o seguinte:

- 38 requerimentos
- 56 indicações
- 09 moções
- 05 proj. de leis

Dentre os requerimentos, documento esse que visa cobrar explicações ao prefeito quanto à um serviço vários repercutiram positivamente ao longo dos três meses de trabalho, dentre eles um que tratava do uso exagerado de celular por parte dos servidores públicos nas repartições públicas de autoria do Presidente do Parlamento Jovem, Kauan Talarico.

As indicações focaram nos problemas cotidianos que nossa cidade enfrenta, como buracos nas ruas, problemas em calçadas, sinalização do trânsito e questões relacionadas à falta de cultura e eventos com foco na juventude de nosso município.

Já as moções foram um dos pontos altos dessa legislatura, dentre elas houveram algumas que buscaram criticar determinadas ações tanto do governo municipal, quanto federal, como uma de autoria do Parlamentar Jovem Vinicius Zampin que repudia o Governo Federal pelas medidas de ajustes fiscais que impõem corte na verba destinada ao SESI e SENAI, prejudicando todo Sistema S, a moção foi aprovada por todos os votos. 

Outra moção, porém, foi derrubada pelos parlamentares, buscava repudiar a falta de organização, segurança e respeito na 3ª Conferência Municipal de Juventude ocorrida no mês de Agosto deste ano, no texto, o autor Kauan Talarico elencou que no evento citado a organização foi mal planejada, assim como todo o acontecimento divulgado, segundo ele, apenas uma semana antes de sua realização impedindo o comparecimento de mais jovens.

Também foram feitas homenagens a importantes setores de Rio Claro, como uma Moção de Aplausos às Escolas de Samba pelo trabalho desenvolvido durante o ano todo, também pelo excelente trabalho realizado foi homenageada a Banda V3. 

O jovem atleta Lucas Mendes da ATOS Academia recebeu também propositura e aplausos pelo desempenho em diversas competições mundo afora. Os 24 delegados eleitos por Rio Claro na Conferência Regional de Juventude deste ano também foram lembrados com moção. Todos os homenageados estiveram presentes no plenário para receberem os documentos, ambos de autoria do presidente Kauan.

Já dentre os cinco projetos de lei, destaque para o que tratava da criação do Conselho Municipal da Juventude em nossa cidade, o projeto foi amplamente discutido em várias reuniões pelos jovens parlamentares e aprovado por unanimidade no plenário, a iniciativa de autoria da vereadora jovem Sabryna de Sá também foi assinada por todos os outros jovens como autores do projeto. 

Outras sugestões de leis importantes também foram apresentadas e aprovadas como a criação de um Memorial de Conquistas Escolares nas escolas e também treinamento para situações de perigo em instituições de ensino. 

Os jovens mesmo com o encerramento do programa ainda irão se reunir com o prefeito para apresentarem seus trabalhos e sugerirem que o mesmo coloque eles em votação, para que assim sugestões do Parlamento Jovem virem realidade.


 Mesa Diretora do Parlamento Jovem 2015:

 - Presidente: Kauan Talarico da EE Michel Antonio Alem.
- Paola Micotti, Claretiano Colégio, vice-presidente;
- Pamela Cattai, da EE Professor Marciano de Toledo Piza, primeira secretária
- Guilherme Brunelli, do Colégio Claretiano, segundo secretário.

Os demais parlamentares jovens são:

Ariel Ramos, Colégio Objetivo; Luana Santos, Claretiano Colégio; Pedro Morais, Colégio Koelle; Bryan Ferreira, EE. Professor João Batista Leme; Vinicius Zampim, SESI; Sabryna de Sá, ETC Professor Armando Bayeux da Silva, Mariana Araújo (SESI) e Victoria Helena Souza, E.E Professor José Fernandes.

O Parlamento Jovem 2015 ainda conta com alunos na suplência, estando presentes em todas as atividades; Sendo eles: Rafael Moreira Norcia (Colégio Claretiano), Juliano Pasqualini (Colégio Claretiano),  Angelina Araújo (Colégio Claretiano) Francyelli Marques (E.E Profº José Fernandes).

Confira todas as fotos da cerimônia que encerrou a edição 2015 do programa:




























 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kauan Alves é o primeiro rioclarense a receber o selo RenovaBR

A Lei de Responsabilidade Fiscal

[TUTORIAL] Como favoritar um vídeo no Youtube